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Podem as agências de Relações Públicas orientar as organizações para a sustentabilidade?

Publicado Set 14, 2023


Nos últimos anos, os fenómenos climáticos extremos tornaram-se cada vez mais frequentes e em maior número. Só nas últimas semanas, às temperaturas mais altas de sempre na Europa e aos incêndios cada vez mais devastadores e prolongados, seguiram-se chuvas torrenciais, queda de granizo e as inevitáveis cheias.

Ainda na semana passada, António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, alertava para o facto de ter começado o colapso climático. Todos temos a nossa impressão digital marcada neste cenário e é a nós que compete fazer inversão de marcha e garantir a preservação deste Planeta, que é a nossa casa. Também aí as relações públicas podem dar o seu contributo...

O terceiro relatório anual de investigação do PRCA A Climate Communication Group - antigo Misinformation and the Climate Crisis Strategy Group - e do parceiro de investigação Opinium, revela uma indústria cada vez mais confiante na sua capacidade de orientar as organizações para uma ação significativa sobre as questões climáticas.
Três quintos dos inquiridos estão conscientes de que têm de partilhar a responsabilidade de lidar com as alterações climáticas e quase todos (95%) afirmam aconselharem os seus clientes e colegas sobre a crise climática.

Apesar disso, 66% dos profissionais entrevistados concordam que os clientes se limitam a falar sobre as alterações climáticas. Ação há muito pouca.

A maioria (84%) concorda que o setor das RP e da comunicação tem a responsabilidade de acabar com a desinformação sobre a crise climática. Também assumem que a indústria deve ter uma ação pedagógica junto dos seus clientes (82%) e a mesma percentagem (82%) concorda que o setor precisa de fazer mais para combater a desinformação sobre a crise climática.







Outras conclusões importantes:



44% dos inquiridos acreditam que os clientes/organizações têm conhecimentos incorretos ou mal informados sobre as alterações climáticas;

57% dos inquiridos acreditam que a sua organização não está a fazer o suficiente para enfrentar a crise climática;

25% dos inquiridos sofreram tentativas de greenwashing por parte de clientes/patrões;

20% dos inquiridos já tiveram clientes/patrões que não acreditam na crise climática em geral;

72% estão a aconselhar mais frequentemente sobre questões relacionadas com a crise climática em comparação com o ano anterior, enquanto apenas 6% o fazem com menor frequência;

53% dos inquiridos iniciaram discussões no trabalho relacionadas com a crise climática;

40% dos inquiridos participaram em ações de formação no local de trabalho relacionadas com a crise climática no último ano;

41% seguiram peritos/ativistas em matéria de clima para obterem mais formação.






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