Agência    Serviços    Projectos    Artigos    Contactos


COMUNICAÇÃO
RELAÇÕES PÚBLICAS
GERAL@PURE.PT



Já partiu o navio porta-contentores que liga a Europa e costa leste da América do Sul 


Publicado Set 18, 2023
Por: Mariana Bandeira: Jornal Económico
O navio de carga da Ocean Network Express (ONE) que marca a primeira ligação semanal entre a Europa, o mar Mediterrâneo a costa Leste da América do Sul partiu este domingo de Montevidéu e chegou entretanto a Buenos Aires, sabe o Jornal Económico (JE). O novo serviço de transporte marítimo, designado Latin-East-Coast Europe Express (LUX), também passará por Lisboa, onde fará escala todas as segundas-feiras.

“Através deste serviço, fomentamos a importância de Portugal como porta de entrada e saída no transporte de mercadorias dos mercados da América do Sul para a União Europeia, em particular a entrada, através de processos mais simples, de produtos essenciais oriundos do Brasil, como por exemplo os cereais”, explica a diretora geral da ONE Portugal ao JE.

“Por outro lado, Portugal funcionará como porta de saída não só de cargas produzidas no mercado local como das cargas produzidas na Estremadura (Espanha). Portanto, o serviço LUX traz benefícios aos sectores agroalimentar, nomeadamente produção de frutas, vinhos, azeite, e de materiais diversos como vidro, químicos, metais, têxteis, plásticos e cortiça. Várias empresas destes sectores demonstraram já um enorme interesse em transportar as suas cargas com a ONE”, acrescenta Isabel Azeredo. 
A viagem inaugural do LUX aconteceu ontem e a primeira escala em Lisboa ocorrerá no dia 2 de outubro. É importante destacar que a COSCO Shipping assegura também  a capacidade do serviço, com quatro navios, bem como a OOCL, da holding. De facto, o serviço europeu, que começa em Roterdão dia 21 far-se-á com o navio Xin Chong Qing, da COSCO Shipping.

A ONE, com sede em Singapura, opera 204 navios, com uma capacidade total de cerca de 1,5 milhões de TEU (Twenty-foot Equivalent Unit ou unidade equivalente a vinte pés) em negócios em mais de 120 países. Em Portugal, está há cinco anos, tem cerca de quatro dezenas de colaboradores e escritório no Porto.

Questionada sobre o mais recente relatório financeiro da ONE, no qual se verificou uma quebra significativa nos lucros (513 milhões de dólares), receitas e EBITDA do primeiro trimestre, Isabel Azeredo lembra que a pandemia e as consequências que teve na cadeia logística fizeram com que o mercado de navios porta-contentores começasse a mudar.
“Verificou-se um abrandamento do equilíbrio entre a oferta e a procura devido aos níveis de existências remanescentes da pandemia nos sectores retalhista e grossista”, diz a country headda ONE em Portugal, referindo ainda a inflação. No entanto, antevê, “é agora mais provável que os sinais de uma recuperação das encomendas e de reequilíbrio das existências sejam mais evidentes no final do ano”.







Previous Publish


LISBOA
Rua Diogo do Couto, 1B
2799-537 Linda a Velha

PORTO
Rua 5 de Outubro, n° 185
4100-175 Porto
Tel: (+351) 214 14 95 50
geral@pure.pt
Solicitar uma reunião
Candidatura expontânea


Pure  |  Communication Public Relations | Copyright @ All Rights Reserved 2024